top of page
Trabalho acadêmico
UM ESTUDO DAS TENSÕES E CONFLITOS NAS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS, NO ÂMBITO DA LEI Nº 10.639/2003, EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL I, EM JABOATÃO DOS GUARARAPES/PERNAMBUCO/BRASIL
Heloisa Maria Luna Santos
Leopoldo Oscar Briones Salazar
Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida
Luis Antonio Ayala Silvera
DOI 10.46898/autopub.
7bfc99be-b388-4c6f-8816-e069f3ae8051
Data de publicação:
1 de fevereiro de 2025 às 03:23:41
Sinopse
O objetivo dessa investigação residiu em analisar as tensões e conflitos nas relações étnicos raciais, no âmbito da lei nº 10.639/2003 em uma escola da rede municipal de ensino fundamental I, localizada no Município de Jaboatão dos Guararapes/Pernambuco. As categorias eleitas para esta investigação foram: identidade; políticas públicas; racismo/relações étnicos raciais, cultura da escola. A metodologia foi qualitativa e quantitativa. Seguiu-se com entrevista aos professores do ensino fundamental, aplicação de questionário aos estudantes na faixa etária entre 08 e 12 anos, sendo os entrevistados 09 professores e 88 estudantes os quais compreenderam uma amostra de um universo da escola.
Participe do fórum! (1)
bottom of page
Os resultados apontam para construção e reconstrução dos valores sociais, pois apontam que há dificuldade no trato das questões raciais e no atendimento as demandas da Lei 10.639/03, tais como: ausência de discussão acerca das questões inerentes a educação das relações étnico-raciais, grande desconhecimento sobre a legislação 10.639/03, carência de uma formação continuada para que a maioria profissionais de educação e professores possam conhecer os saberes de matrizes africanas e assumam uma postura cidadã frente a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira em suas práticas pedagógicas. Portanto, cabe aos gestores, professores e comunidade escolar e todos os profissionais da educação o papel proeminente de se engajarem em indicar meios para uma escola mais inclusiva que respeite as diferenças (BHABHA, 1998), assegure a todos em suas diferentes maneiras de ser e existir os mecanismos fundamentais garantidos pela legislação educacional, para além de garantirem a cada aluno o direito de aprender e se reconhecer diante do aprendido.